Subtu
é um artista nascido e criado na cidade de São Paulo, e ainda na pré-adolescência conheceu o spray por meio da prática da pixação. Ali surgiu seu interesse pela arte urbana, desenvolvendo seu estilo com o passar dos anos, até chegar à forma atual, em que divide suas criações entre a rua e o ateliê.
Utilizando técnicas como mosaico, escultura e pintura, Subtu é o criador do “Yoko”, espécie de macaco urbano que segundo o artista representa o ser humano na sua forma mais primitiva. Yoko reflete a essência humana interagindo com as pessoas e as cidades por onde passa, com características que oscilam entre o sarcástico e o inocente, a pureza e a maldade, variando de acordo com a situação. Yoko também procura convidar o público a refletir sobre questões sociais e contemporâneas.
A primeira aparição do Yoko nas ruas foi em 2009. Desde então ele vem sendo retratado em todos os tamanhos e superfícies, dos bairros mais pobres aos mais chiques, alcançando lugares inusitados como pontes ou canais de esgoto, espalhando sua mensagem sobre questões humanas e sociais, e trazendo conceitos artísticos e políticos por meio de suas obras.
Subtu já participou de diversas exposições dentro e fora do país, e podemos encontrar o Yoko em cidades como Paris, Amsterdam, Bruxelas, Porto, Lisboa, Buenos Aires, Bangkok e Havana. Subtu também é um dos criadores do projeto Revivarte, cujo objetivo é revitalizar comunidades por meio da arte, com oficinas, atividades culturais e pinturas gigantes.
No Fest.AR, a obra “Amor de mãe", de 2013, foi reativada em realidade aumentada (Rua da Consolação, esquina com a Rua Amaral Gurgel).
Crédito da foto: Subtu